Imagine uma comunidade de empreendedores, desenvolvedores, designers, líderes sociais e mentores juntos, prototipando soluções que combinem a força do empreendedorismo e da tecnologia para a resolução de problemas sociais. Essa é a proposta do Startup Weekend Change Makers, evento global de empreendedorismo social que está acontecendo, simultaneamente, em 11 cidades ao redor do mundo nestes dois últimos fins de semana de março. Na semana passada, foi a vez de Fortaleza, Berlim (Alemanha), San José (Costa Rica), Antigua (Guatemala) e Hangzhou (China). No próximo fim de semana, dias 27, 28 e 29, será realizado no Rio de Janeiro (RJ), Santana do Ipanema (AL), Goiânia (GO), Recife (PE), Guarulhos (SP) e ainda em Tokyo (Japão).

Uma iniciativa realizada conjuntamente pelo nosso time e a UP Global, o Startup Weekend Change Makers tem como propósito inspirar as pessoas a usarem seus talentos e habilidades na criação de negócios sociais. O Movimento é uma “versão 2.0” do Startup Weekend Rio Favela, realizado em 2014 no Morro da Providência no Rio de Janeiro, que contou com mais de 200 participantes e gerou 9 startups a partir de 30 ideias de negócios sociais. O grande premiado, a Plataforma Saúde – plataforma mobile que presta serviços de diagnóstico preventivo contra doenças crônicas para a população de baixa renda a um preço acessível, idealizado pelo administrador de empresas Luíz Augusto, de 71 anos – está até hoje em pleno funcionamento, e foi considerada pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) a startup mais criativa da América Latina em 2014.

O Change Makers também conta com o apoio das redes da Ashoka,  do Impact Hub, do World Entrepreneurship Forun e B Lab, em um grande movimento de empreendedorismo sinapse, conectando empreendedores e organizações comprometidos com resultados sociais e ambientais para juntos trabalharem coordenadamente na realização de iniciativas de impacto em larga escala.

“No ano em que comemoramos 20 anos promovendo o empoderamento digital e num momento em que o Brasil vive situação de crise política e econômica, o Startup Weekend Change Makers vem como uma proposta inovadora onde pessoas e organizações se mobilizam e se conectam para resolver problemas sociais através da tecnologia, um ótimo exemplo de empreendedorismo sinapses”, comenta Rodrigo Baggio, presidente da Rede Recode.

 

Sobre o Startup Weekend

O Startup Weekend é um evento de 54 horas em que desenvolvedores, designers, empreendedores e entusiastas de startups se reúnem para compartilhar ideias, formar times, construir soluções na forma de produtos ou serviços e lançar startups. Até hoje, foram mais de 1.500 eventos realizados, em 726 cidades de mais de 134 países, mais de 13.000 startups criadas e mais de 123.000 empreendedores que já passaram pela experiência. Criado e mantido pela UP Global – Organização sem fins lucrativos cuja missão é fomentar o empreendedorismo e a liderança em comunidades – e organizado localmente por empreendedores voluntários, os Startup Weekend são fins de semana de trabalho intenso com uma ideia em mente: como transformar problemas em soluções inteligentes, atrativas para usuários e assim passíveis de receber investimento.

Saiba mais em: http://www.up.co/ ou http://startupweekend.org.

Sobre a Rede Recode

Somos uma organização social que usa a tecnologia para transformação social, empoderando comunidades e estimulando o empreendedorismo, a educação e a cidadania. Por meio de 842 espaços de empoderamento digital, a rede está presente em 15 países no mundo e impactou até hoje mais de 1,64 milhão de vidas.

Confira as datas e locais dos eventos:

Dias 27/28/29 de Março:

– Rio de Janeiro (Brasil): http://www.up.co/communities/brazil/rio/startup-weekend/5622
– Santana do Ipanema (Brasil): http://www.up.co/communities/brazil/santana-do-ipanema-brazil/startup-weekend/5628
– Goiânia (Brasil): http://www.up.co/communities/brazil/goiania/startup-weekend/5510
– Recife (Brasil): http://www.up.co/communities/brazil/recife/startup-weekend/5454
– Guarulhos (Brasil): http://www.up.co/communities/brazil/guarulhos-brazil/startup-weekend/562
– Tokyo (Japão): https://swtokyo.doorkeeper.jp/events/21324