CDI

Para III Circuito de Cidadania de 2009 (Outubro), realizamos uma pesquisa onde os CDIs-Comunidades de SP nos apontaram as ferramentas de comunicação que utilizam para:

 Comunicar-se com o Gestor CDI (Acompanhamento):
 Compartilhar Plano de Curso e Plano de Aula:
 Compartilhar e divulgas as ações do CDI Comunidade:
 Compartilhar e divulgas as ações da Instituição:
 Compartilhar o Plano de Gestão:
 Relatar e compartilhar as atividades dos Cursos:
 Conversar com outros CDIs-Comunidades:
 Conversar com outras pessoas do Regional além do gestor:
 Buscar conteúdo para o trabalho:
 Realizar Chats:
 Realizar Fóruns:

Os resultados da pesquisa (respondida por 20 CDIs-comunidades da rede São Paulo) seguem anexos... vale a pena conferir!!!

No Circuito, analisamos estas pesquisas e apontamos sugestões de uso de ferramentas (Blog, Ning, E-mail, MSN e Skype). As sugestões de uso encontram-se anexas também.

Intensas e produtivas discussões, disparadas pelas sugestões dadas, deram conta de que:

1. Blogs e Ning são ambientes coletivos que devem ser privilegiados para compartilhar, relatar e divulgar ações, atividades e Planos;
2. As ferramentas se convergem e interagem, deste modo as sugestões são válidas, mas permitem outras composições;
3. Perante tal quantidade de ferramentas e possibilidades de composições, escolhemos os Fóruns do Ning como “ponte” de compartilhamento de conteúdos... onde diremos “o que se busca”, “o que se postou” e “onde se postou (link)”
4. Fóruns do Ning como fóruns permanentes de troca e construção de conhecimento e não só como Fóruns para construção de pauta para Encontros Formativos.

E aí!!! O que acham disso!? Concordam? Discordam? O relato deu conta da discussão? Faltou algo? De nossa lista, quais fóruns permanecem e quais fóruns saem?

Manifestem-se!!!!

Exibições: 5

Anexos

Respostas a este tópico

Marco, tem uma proposta da Joselma que ela postou no Forum anterior,que vejo como sintese deste processo que buscamos concluir com as ferramentas de comunicação digital. Ela aprimorou o desenho que ela expos lá em nosso encontro. Ali ela coloca o Ning como a Ferramenta "Mãe", a rede social que comanda, ou serve de residencia para as outras ferramentas. É uma proposta semelhante àquela que eu havia sugerido. Uma rede social, como havia dito um outro colega, com esta caracteristica. Alias este portal do CDI, já funciona assim, ao meu ver. Tudo está aqui: Blog, foruns, emails etc. O que falta que meu ver é a definição da linguagem, ex: Blog é um periódico: uma revista e ou jornal eletronico, MSN e skype são para trocar informações em construção de um processo ou projeto, e-mail é para envio de informação conclusiva. Porém creio que tudo isso será acertado de acordo com a necessita do usuário. por ex: não recuso um pedido de "ligue-me urgente" que pode vir através de um e-mail.

Bem, também acredito que tenhamos uma outra ferramenta mais gostosa que se desdobra destas que falamos: Um radio Web e uma WebTV.

Do mais, acredito que devemos ter um forum presencial, mesal, para definir este pontos que debatemos On-line.

Abraços
Olá Moisés, Marco...Pessoal!!!!
Esta é a mesma mensagem que postei no fórum anterior, acredito que aqui será melhor para estas discussões !
Bjs
O III Circuito de Cidadania nos fez refletir sobre o poder da Comunicação, tendo como foco as Ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação , que utilizamos em nosso dia –a- dia .
Não sendo uma boa desenhista como vocês viram no circuito rssrs desta vez fiz o diagrama, no pc, refere-se a uma das conclusões finais : Temos os blog´s onde postamos nossos planejamentos e ações e trocamos experiências ! Porém as opções de ferramentas são inúmeras na hora de compartilhar não apenas com a equipe do CDI e sim com os CDI-S Comunidades !!! Todas as ferramentas são importantes para comunicação porém onde nos acharmos ? Ou seja a idéia ´não é deixar de usa-las porém definirmos um local!!
Será que brincar de gato e rato irá possibilitar uma Comunicação em Rede?

Por isso várias idéias foram expostas como:

Compartilhar no Grupo CDI-SP por meio de fóruns de discussões:

Fórum: Plano de Gestão dos CDI´S Comunidades
Anexar: Plano de curso, plano de gestão , material para troca de experiências...

• Fórum: O Que esta acontecendo nos CDI´S Comunidades?
Anexar: Divulgação de eventos, ações, solicitações, divulgação por link´s outros .....

Entre outras ....

O que vocês acharam? Abraços....

Senhores,

Atentem para o comentário do Moisés (AARCA): "O que falta que meu ver é a definição da linguagem, ex: Blog é um periódico: uma revista e ou jornal eletronico, MSN e skype são para trocar informações em construção de um processo ou projeto, e-mail é para envio de informação conclusiva. Porém creio que tudo isso será acertado de acordo com a necessita do usuário. por ex: não recuso um pedido de "ligue-me urgente" que pode vir através de um e-mail.".

Veja também o que disse Joselma: "as opções de ferramentas são inúmeras na hora de compartilhar não apenas com a equipe do CDI e sim com os CDI-S Comunidades !!! Todas as ferramentas são importantes para comunicação porém onde nos acharmos? Ou seja a idéia não é deixar de usá-las, porém definirmos um local!!
Será que brincar de gato e rato irá possibilitar uma Comunicação em Rede?"
.

O fórum sobre Plano de Gestão, de curso e de Aula já existe... Iremos abrir, já, o Fórum "O Que esta acontecendo nos CDI´S Comunidades?" em que colocaremos o link de determinada ação, atividade ou conteúdo mobilizado em nosso trabalho.

E aí!?
Estou analisando os anexos e retorno com posição o mais breve possível...
Olá pessoal vendo as resp. e lendo o tópico concordo com a Joselma quando diz em criar Fórum fixos e a sugestão dela é bem direta ao ponto, que é deixar um espaço que saberemos o vamos encontrar semn ter que passear por todas as paginas e fóruns...

Abraços
Bueno,

O fórum onde "saberemos o que vamos encontrar sem ter que passear por todas as paginas e fóruns" já está de pé.. é o "O Que esta acontecendo nos CDI´S Comunidades?".

Outros fóruns que temos: "Mobilizando Nossos Planos de Gestão" serve para a sugestão da Joselma sobre a troca desses Planos. Acredito que lá podemos falar sobre algumas estratégias de sustentabilidade (social, técnica e financeira). Mantemos esse fórum?
Outros: "Estratégias para Motivar Educandos e Educadores" e "Estratégias de Mobilização da Comunidade: Flexibilidade e Mente Aberta no Olhar" dizem respeito a nossa ação pedagógico/social (Plano de Curso?)... mantemos os dois fóruns separados ou passemos para um que os abarque?

Outro: Comunicação: "Estratégias, Instrumentos e Público Visado" falar sobre o que fazemos para dar visibilidade ao nosso trabalho (para além da rede CDI). Mantemos?

Há outro fórum sobre "Captação de Recurso"... o que faremos com ele?

Abraços: Equipe Técnica CDI-SP
Seguindo a lógica de localização de fóruns, como já discutidos por Joselma e acompanhado por Marco Antonio, penso que a melhor maneira de manter alguns fóruns chaves é acoplarem outros temas mais especificos com os temas mais gerais para discussão. Por exemplo, não faz muito sentido falarmos de Gestão sem falar de sustentabilidade, ou seja, a palavra chave é Gestão logo se refere a sustentabilidade econômica, social, técnica entre outras. Dessa maneira, imagino que não teremos tantos fóruns e a questão de gestão será discutido idéias referentes a toda a essa temática.
Com relação a "O que está acontecendo no seu CDI-Comunidade", é excelente, fórum que não deixa dúvida da sua finalidade. Lá como já acontece, tem informações e links para confirirem mais sobre o trabalho de cada CDI-Comunidade.
É isso, continuemos..
Equipe Técnica CDI-SP
Senhores,

A partir das novas discussões nos Fóruns do Ning, disparadas pelo III Circuito, temos duas propostas (quando digo "temos" me refiro a Rede, pois são dela as propostas) :

A esquizofrenia entre Ning e Blog pode ser resolvida com a criação de “Grupos de CDI Comunidade” dentro do Ning... há como blocar o Blog do CDI-Comunidade nesses grupos de modo que o que você colocar no Blog colocará automaticamente no Ning. Que tal?

No Grupo CDI-SP, há um número imenso de Fóruns e com temáticas mil... estes foram tirados no II Circuito e (parece) estão confundindo nossas cabeças. As propostas presentes no “Fórum dos Fóruns” são: a) Um Fórum para Questões dos Cursos (Plano de curso, Plano de Aula, atividades em sala, etc.); b) Um Fórum para Questões de Gestão Social (Plano de Gestão, Sustentabilidade Técnica, Social, comunicacional e financeira); c) O que acontece em seu CDI-Comunidade (que já está rolando!). Englobemos os outros fóruns dentro desses três?

Abraços: Equipe CDI-SP
Olá todos,
A primeira proposta que trata sobre a criação de Grupos de CDI-Comunidade e junto os blogs, é excelente, estou de acordo, assim como vocês. Apenas precisamos começar.
Com relação à diminuição de fóruns ( sem perder as discussões), é uma ótima idéia, tanto que é o desejo da maioria, pois desta maneira não ficaremos perdidos com várias discussões soltas em outros fóruns e facilitaria o acesso as discussões.
Abraços,
Equipe CDI-SP
O Emerson me puxou a orelha hoje e disse que minha última pergunta "Englobemos os outros fóruns dentro desses três?" é uma pergunta errada, pois já está dito por todos os participantes do fórum que são os três Fóruns que devem permanecer... a saber: a) Um Fórum para Questões dos Cursos (Plano de curso, Plano de Aula, atividades em sala, etc.); b) Um Fórum para Questões de Gestão Social (Plano de Gestão, Sustentabilidade Técnica, Social, comunicacional e financeira);c) O que acontece em seu CDI-Comunidade (que já está rolando!).

Sendo assim, após o feriado englobaremos os outros fóruns dentro desses três.

Abraços: Marco Antonio
Bom dia tod@s dos CDIs Comunidades,
A discussão no III Circuito Cidadania sobre comunicação,mostrou uma construção com varios pontos positivos,para cada CDI Comunidade,que estão pensando formas de comunicações e melhorar a comunicação entre eles.
Concordo com Jose Carlos do CDI Comunidade AEB Imigrantes,que sugere um local específico onde qualquer pessoa possa achar o que interessa para o curso que está desenvolvendo.
E que posso falar da super Jô,essa garota sempre esta atenada em usar ferramenta tecnologica de comunicação de uma forma nunca usada antes.Isso e um ganho para Rede CDI possibilitando uma troca alienigena de comunicação.kkkkkkk
Deixando a brincadeira de lado vamos pontecializar estas ferramentas de comunicação exemplo disso é o Ning.
Olá a todos!

Dei uma lida em alguns comentários(confesso que não li todos) até para entender melhor o que outros membros da rede pensam em relação a essa discussão. A idéia da Joselma deixa bem claro que realmente o Ning pode ser uma poderosa ferramenta nas nossas mãos, mas ao meu ver ainda não soubemos usa-la da melhor forma. Se havaliarmos as possibilidades de recursos contidas no ning, veremos que de certa forma ele é "bem completo", e nos possibilita uma infinidade de outras ferramentas complementares. Neste exato momento, confesso a vocês que estou vibrante, pois acabo de ver o blog de algumas educandas do nosso NDC(Núcleo de Comunicação - Jovens de na faixa etária de 13 a 17 anos) onde elas comentam justamente o uso dessa ferramenta dando até uma pincelada do que é o ning (Para os curiosos ai vão os Links: http://comunicacaojaqueju.blogspot.com/ e http://nellyreehndc.blogspot.com/2009/10/o-que-e-um-ning-ning-e-uma... .
O fato de até os educandos estarem se apropriando dessa ferramenta me deixa muito feliz, pois mostra que estamos começando a realmente integra-los ao trabalho onde eles são o nosso foco principal. Essa integração e apropriação dos educandos é como se fosse uma resposta /um retorno de todo o nosso trabalhao durante o tempo em temos a parceria com o CDI. Com a turminha de 8 a 13 anos não tem sido tão diferente. Eles estão respondendo cada vez mais aos nossos estímulos com a aplicação da PPP e cada vez mais estão interagindo com os 5 passos. Prova disso é o JM(Jornal Mensageiros ) que foi criado com essa turminha e já tem a sua primeira edição postada no You tube ( http://www.youtube.com/watch?v=_FNY-bMxpxk ). Esses pequenos grandes protagonistas que serão nossos jovens do futuro, já estão crescendo com uma grande bagagem de ferramentas que vão servir para enfrentarem obstáculos e vencerem as batalhas da transfomação social.
Por tudo isso, quero registrar aqui o meu SIM, vamos nos apropriar mais dessa ferramenta! O Ning pode ser sim a "MÃE", que nos levar as outras tantas ferramentas existentes: Blogs, msn. Skipe, etc.

Congratulações a todos!

RENATO - MENSAGEIROS

RSS

Mantenedores

Apoiadores:
Faça Parte:
Doe agora! Seja parceiro!
Acesse:
Facebook CDI
Twitter CDI
YouTube CDI

Membros