CDI

Senhoras e Senhores,

O Momento 1 de nossa Formação sobre “Ação Pedagógica” foi um sucesso: sucesso de público e sucesso de produção!!! Diversas problemáticas, potências, linhas de ação, estratégias estão lá... confira!!!

Agora vamos ao MOMENTO 2 de nossa Formação!!!

Seguinte: a idéia é que cada educador de CDI-Comunidade comente a produção de outros dois CDIs-Comunidades com “destaques”, “dúvidas” e “sugestões”.

Aqui o jogo é de cartas marcadas. Segue tabelinha de quem vai comentar o de quem:

Então procure os ditos acima, leia a produção deles e coloque seus “destaques”, “dúvidas” e “sugestões”. Postem os “DESTAQUES”, “DÚVIDAS” E “SUGESTÕES” como resposta a esse fórum.

Para identificar com que estamos dialogando colocaremos no começo de nossos comentários “Comentários à Fulana do CDI-Comunidade YYY”... quando você iniciar os comentários ao segundo CDI-Comunidade você coloca lá “Comentários ao Ciclano do CDI-Comunidade XXXX”.

Temos até quarta-feira que vem para isso (09/12/2009). Beleza pura ou misturada?

Boa sorte e boa produção!!!

Abraços: Equipe CDI-SP

Exibições: 177

Anexos

Respostas a este tópico

Bom Dia!!!!!

Opa! só agora vi que mudou a data. Bom, mas como já visitei virtualmente os CDIs Comunidades "vamo que vamo"...

Alô, alô Leonardo S Oliveira do CDI Comunidade Cresça agora que pude ver o trabalho que é realizado ai no seu CDI Comunidade fiquei muito impressionada com seu trabalho e ousadia de criar o Conselho de Juventude Municipal com o auxilio dos educandos, pois é um desafio trabalhar com esta faixa etária e mobiliza-los a uma ação de tamanha importância e segura-los até o fim. Parabéns por sua iniciativa.

Seguindo:
DESTAQUES - * Ter focado lugares frequentados por joves, ou seja, o lugar que os educandos estão quando estão fora do CDI Comunidade.
* Ter feito o mapeamento,
* A ideia de criar o Conselho de Junventude Municipal,
* Convidar os representantes dos Grêmios e lideres das "tribos", pois desta forma vc acabou envolvendo todos os jovens da comunidade e não somente os educandos, na mobilização, assim ganhando mais potência para concretizar a vontades de todos.
* E o principal ter conseguido entregar o projeto ao prefeito e vereadores e ter respostas, como a de onde será a sede do Conselho.

Dúvidas - Onde será a sede do conselho? Ele já esta funcionado?

Sugestões: Senti falta de imagens (fotos) que registrassem os momentos mais importantes.
Bom acho, que é isso.

Agora vamos para Dona Regina O. Soares CDI Comunidade Nesc:
Realmente nem sempre aquilo que planejamos da certo e temos que mudar o rumo de nossas histórias na metade do caminho.

Destaques: * O Trabalho voltado para as crianças, pois geralmente estas são as mais excluidas digitalmente e proporcinar a elas a descobrirem um mundo novo nos da uma injeção de animo.
* Fazer projetos voltados para datas especificas e elaboras festas, paletras e eventos, isto traz a comunidade mais perto do CDI Comunidade e assim conhece melhor o trabalho realizado pelos educadores e coordenadores.

Dúvidas: Não tenho.

Sugestões: É através destas "pequenas pessoas" que conseguimos mudar a nossa realidade, não tenho o que sugerir pois o trabalho de vcs tem uma parceria muito grande com a pedagogia, isto é muito rico. Há! como disse ao Cresça também senti falta de imagens.

Por hora é isso ai!!!
Abraços
Oiee...
Vim aqui pra falar com a Joice do CDI Comunidade Cecovisa... Puxa Joice parabéns pelo video que vocês produziram, mostra de que forma foi desenvolvido o mergulho com os educandos, leitura de mundo, mergulho na comunidade e plano de ação. É interessante poder usar os recursos tecnologicos para mover ações, e poder trabalhar com a necessidade de cada turma se adaptando com as dificuldades de cada uma, pena que alguns deixam de usufruir desta oportunidade, mas dificuldades estão aí para que possamos adquirir ainda mais experiencia não é??
Parabéns pelo trabalho...
Pelo video,
Por se adequar a necessidade de cada turma,
E pela forma que utilizou os materiais...
Duvidas nenhuma.
Sugiro que desponibilize mais fotinhos pra gente dar uma espiadinha rsrsrs...
Abraço!!!

Oiieee
Sr. Leonardo do CDI Comunidade Cresça...
PARABÉNSSS pelo trabalho...
O importante é isso mesmo motivar os jovens, e ressaltar o quanto é importante mover uma ação para o próprio espaço...
Parabéns pela idéia e pelo desenvolvimento do seu plano de ação.
Duvidas nenhuma.
Sugiro que mande fotos...
Abraço!!!
Vamos lá ...
Então.

Leonardo Santos

Destaque: Workshop Social.
Adorei esse nome...
E a idéia de criar um banco de dados para cada tribo de jovens existente na região..
Show de bola.
Parabéns Léo

Dúvidas: Já está rolou esse workshop e o banco de dados está funcionando?....

Sugestão: Fala um pouco dessa experiência no blog...Vários CDIs Comunidades vão querer seguir essa idéia.

BEIJOS...BEIJOS
Olá Edson ...
Associação Jd Comercial.

Bom dando uma lida no seu plano de gestão..

Vocês ai tem uma fortaleza que são as parcerias, coisa que muitos CDIs Comunidade não tem heim..

Faça-os CONHECER E RECONHECER A COMUNIDADE.
Faça-os se RECONHECER DENTRO DA COMUNIDADE..

Acho que o primeiro passo para tentar resolver essa questão da evasão nas atividades ...
É fazer uma mobilização com os jovens. Chamar eles para resposnsabilidade.
Chamar eles pra essa ação... Como está meu bairro?/ Quem sou eu nesse bairro?/ O que posso fazer pra melhorar meu bairro?...

Tente fazer um mergulho na comunidade onde eles enxerguem o que não vêm no dia-dia. E que esse mergulho provoque eles a querer mobilizar a comunidade.

Sei que é dificil...
Mas acredito que rola legal..
Se houver uma organização

Dúvidas: O que você fez com o material que levantaram do mergulho?....Só o video?

Sugestões: Como você disse TIRAR DATAS PARA AS ATIVIDADES É IMPORTANTE.....PRIORIZE ALGUMAS COISAS.

BY
CDI COMUNIDADE CECOVISA
Gostei muito do que foi proposto pela Cris, do Lar Fabiano, nas temáticas abordadas, não influindo na decisão dos educandos em relação a ação que seria desenvolvida. Concordo com tudo que foi feito e considero muito bom suas atividades.
José Carlos
AEB

No que se refere a proposta da Verônica e do David, nos Mensageiros, considero muito boa, mas ousada em determinados tópicos, devem enfrentar dificuldades e espero que eles consigam ultrapassá-las para que a atividade fique ótima. Se eles conseguirem fazer tudo que estão planejando para as proximas turmas, vão realizar um trabalho excelente.
José Carlos
AEB
Olá....Luiz André do CEDESC!

Destaques: Achei muito bacana a intenção com o desenvolvimento da Proposta Política Pedagógica e a preocupação em registrar !

DÚVIDAS:

1)Pelo que entendi...Vocês trabalharam a P.P.P com os educandos como sendo trabalhada em Formação Inicial com educadores?

2)O que vocês acharam do modelo para elaboração do plano de Curso e Aula dados em Formação Inicial?

3) Vocês chegaram a elaborar algum Plano de Gestão?

Sugestões:

1)Acredito ser importante sim, de inicio os educandos saberem que estão participando de um cursos que refere-se a Informática e Cidadania.
Percebi uma grande preocupação com o Desenvolvimento da P.P.P. Onde foram apresentados no inicio os EIXOS e PASSOS quase como foram apresentados em formação inicial.
A sugestão é que os educandos percebam o desenvolvimento desta P.P.P durante as aulas no curso. NÃO que eu estou falando que seja proibido ou errado fazer esta apresentação desta forma! NÃO é isto!
Porém acredito que de inicio não seja necessário eles encararem esta visão geral que normalmente é passada em formação inicial para educadores. Sendo que ao decorrer do curso participando destas etapas terão a confirmação que não trata-se apenas de informática, onde irão adquirir experiências de como foi participar da Leitura de Mundo, do Mergulho na Comunidade, Problematização, Plano de Ação, Execução da Ação , Avaliação e Uma nova Leitura de Mundo.
Ou seja, inserir a P.P.P no Plano de Curso e Plano de aula, para que eles sintam-se agentes participantes deste processo.

2)Gostaria de sugerir o modelo de relatório de plano de aula e de plano de curso que são oferecidos em Formação Inicial!Acredito que poderão ajudar muito já que existe esta preocupação em elaborar relatórios referentes as aulas.

Abraços....Parabéns pelas realizações!Até!!!!

MSN: joselmasataide@hotmail.com
Boa tarde, noite, dia a tod@s!

Estou aqui para comentar o Lar Fabiano (Cris)!

Cris, em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho que desenvolveu com as crianças. Sabemos que ao mesmo tempo que estimula, vislumbra, motiva e anima. As crianças são muito espontâneas e nem sempre estão dispostas a entrar no "nosso" jogo. Me fez lembrar um trecho do seu texto onde 2 meninos não participaram do mergulho.

Bom,

um opinião sobre o desenvolvimento d trabalho seria:
que tal abordar o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente? Talvez seria interessante fazer uma linha do tempo desde o códido do Menor, passando para o ECA, que foi uma conquista, reforma e tals.
Sei q a princípio não linka com a questão do lixo. Mas entendo que passo a passo vcs poderiam ir trabalhando a questão da Coleta Seletiva, Agenda 21 (ações de sustentabilidade), Recicláveis. Um bom começo não?

Abçs Fraternos1

Sandro Alves
Olá Luis Andre tudo bem gostei muito da elaboraçao da proposta pedagogica de voceis,pois a elaboracao esta coerente no que esta exposto.

Não tenho duvidas pois a elaboracao esta coerente e significativa.

Sugestão, que esse trabalho fossem divulgado para as outras comunidades, pois sei que irão gostar pois e um trabalho diferente e bem elaborado.

Beijos e Abraços a todos

Fernanda Aparecida Rodrigues
CDI- NESC
Olá pessoal da comunidade Jd. Panorama
Tudo bem

Eu estava olhando o trabalho de voceis e gostei, pois o trabalho com a informatica e bem dinamico,
Andei olhando nos videos a achei bem interessante.
Parabens!!!!

Nao tenho que sugerir nada pois o trabalho de voceis e rico.

Parabens!!!
Fernanda
CDI-Nesc
Olá Eliana do CDI Comunidade Cruma!!!

Destaques:
1Muito legal seu plano de gestão sobre “O Lixo”!

Aqui um dos temas geradores que trabalhamos é : Meio Ambiente –Coleta Seletiva !
Podemos tentar interagir ações!O que acha?

2)O que você citou na Leitura de Mundo o passeio é perfeito! Este é o Mergulho na Comunidade!
3) Ótima idéia da busca por parcerias!

Observei que este plano de ação é especifico apenas para a ação: Lixo!

Sugestões:
1 Apesar deste tema ser a questão geradora no momento’eu acredito”, seria interessante
relatar no plano de gestão,sendo ele mais “geralzão”, outros conteúdos,recursos utilizados nos Passos. Por exemplo antes do mergulho na comunidade o que será realizado com os educandos para Leitura de Mundo?Ex: Quem sou eu? Dinâmica, texto,filme etc. Neste caso pensando num plano não apenas da ação do momento e sim do curso!Conforme falei vocês tem este tema gerador no momento, que poderá se fortalecer nos próximos mergulhos na comunidade ou surgirem outros temas outras ações!

2 A limpeza das ruas, sarjetas, guias poderiam ser colocados como: planos de ações !
Na problematização seria: Qual e como serão os procedimentos para você trabalhar assunto x com a comunidade.Como por exemplo : Palestras, músicas, danças, vídeos, textos etc,,,

Bom, acredito que ao fazer o plano você pensou apenas na ação especifica !Porque eu estava junto lembra???Vários dias de formação no CDI a cabeça ferve !RSRSRSSR
Um grande abraço!
Acredito que pessoalmente numa formação para discutirmos e trocarmos mais experiências será muito bom!!!

Parabéns a todos do CDI Comunidade CRUMA pelos projetos e ações com a comunidade!
bom dia danila.......

vamos la ....
bom, eu estou na ativa á tres meses como educador, e gostaria de saber se voces nao tem problemas com educando para fazer mergulho ou pra falar sobre cidadania, pois na grande maioria dos educandos, acham chato falar sobre este assunto e as vezes temos ate evasao por conta disto....
se voce ja teve ou tem esse tipo de problema como que voce saiu dessa?
Senhores,

Enviamos a análise do CDI-SP à todos os participantes da Formação "Ação Pedagógica (Momento 1)"... as análises foram postadas na página pessoal dos participantes.

Neste comentário gostaríamos de falar sobre algumas questões recorrentes em diferentes ações pedagógicas, vamos lá:

*Motivacionismo: Em diferentes planos de curso a palavra "motivação" apareceu. Não há nenhum demônio de sete cabeças nisso, mas quem age/intervem na realidade agita as existências dos educandos. Desse modo, se agimos, não precisamos fazer uso do motivacionismo (o mesmo pode ser dito sobre "conscientização").

*Plano de curso como esqueleto mais genérico em alguns casos: Nos pareceu que muitos planos de curso foram escritos de uma só vez com ações genéricas... nos parece mais interessante construir somente o primeiro passo no Plano de Curso, depois ir preenchendo o restante de acordo com desenrrolar das ações (com, se possivel, nome de livros, filmes, músicas a serem explorados e ações a serem realizadas). Isso nos dará maior possibilidade de reflexão e adequação das ações aos desejos dos educandos (além de nos poupar trabalho desnecessário).

*Olhar voltado para "problemas" e "faltas" na maioria dos casos: poucos casos relataram um olhar focado em potências e aspectos positivos das comunidades.

*Mergulhos como atividades destaques: quem realizou gostou!

*Poucas ações de intervenção na realidade: algo a ser potencializado em 2010.

* Avaliações continuas durante os cursos: muitos profissionais fizeram uso das avaliações como procedimento recorrente ao longo do curso.

É isso doutores e mestres... aqui já temos algumas conversas e ações para 2010

Abraços analíticos: Equipe CDI-SP

RSS

Mantenedores

Apoiadores:
Faça Parte:
Doe agora! Seja parceiro!
Acesse:
Facebook CDI
Twitter CDI
YouTube CDI

Membros