CDI

Exibições: 39

Respostas a este tópico

Relatório das atividades da Turma de Formação Inicial - 26 a 30 de Julho de 2010
Ação no Conic

No dia 26 de julho foi iniciada uma nova turma de formação inicial de Educadores do CDI, sob a coordenação de Andréa Portugal e Brian Santos, com os seguintes integrantes: Mônica Fernandes (ACM “Associação Cristã de Moços de Brasília”– Sobradinho/DF), Rone Moura (Assma Afiune – Formosa/GO), Jônatas Agostinho (Associação Viver – Estrutural/DF), Alessandro Moraes (Projeto de Assentamento Itaúna – Planaltina/GO) e Josemar Gomes (TCU - Sede “Tribunal de Contas da União”– Brasília/DF).
Mônica: A ACM trabalha há dez anos com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Rone: A Assma Afiune atende, através do PETI – Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Jônatas: A Associação Viver também funciona como PETI, atendendo crianças e adolescentes da Estrutural.
Alessandro: O Projeto de Assentamento Itaúna é formado por 100 famílias de agricultores, distante 100 Km de Brasília.
Josemar: O público do Tribunal de Contas da União (TCU) Sede é basicamente formado por servidores terceirizados envolvidos com a limpeza e manutenção, vigilantes e recepcionistas.

Entre os dias 27 e 29 de julho foi realizada uma ação dentro das atividades da formação inicial. Durante a coordenação da atividade que faríamos - mergulho na comunidade, o grupo optou por fazer este “mergulho” no próprio CDI. Foi realizada uma pequena enquete com a Andrea Portugal – coordenadora do CDI – que nos relatou diversos problemas. Foi escolhido o problema de falta de divulgação das atividades do CDI no Conic e em outros espaços, pois teríamos um melhor aproveitamento no curto espaço de tempo que tínhamos a disposição

Durante a realização desta ação tive uma dificuldade, pois as pessoas têm muita desconfiança e não quer passa informações como o e-mail, que seria uma das principais ferramentas desta ação. Já alguns dos lojistas tiveram uma boa receptividade em nos ouviram com presteza, mas mesmo assim não quis nos fornecer o e-mail.
A atividade foi orientada como prática de uma ferramenta pedagógica chamada de “Mergulho Investigativo”, uma novidade para mim. Através desta atividade pude perceber a importância do Conic para a história do Distrito Federal, algo para o qual ainda não tinha me atentado.

A experiência foi importante para me despertar para realizar este mergulho, de uma forma mais “detalhista”, em minha própria comunidade. Também foi importante para perceber como é difícil divulgar ações sociais, visto que o CDI é referência em Inclusão Digital, e mesmo tendo uma sede dentro do Conic, as suas ações pouco repercutem neste espaço. Tudo isso nos leva a se desafiar no sentido de encontrar novas formas de divulgação e reconhecimento.

Jonatas Agostinho dos santos disse:

Realmentete ouve muinta disconfiaça mais deu para entregar os panfletos e divulgar o CDI que era a principal proposta
Durante o plano de ação feito pelo grupo de iniciação de educadores do CDI ,pude observar a importância do conic na vida historica de Brasília ,que antes para mim era somente um lugar de passagem.Há quem diga que o conic é um lugar romântico.
Boa tarde caros colegas voluntários,

Acredito que se a promessa da Administração Central do Conic for cumprida, e for repassado para o CDI a lista dos e-mails o plano de ação do nosso grupo alcançara os objetivos propostos e a divulgação das atividades do CDI ocorrerá de fato. Boa sorte e espero que dê tudo certo!

Att, Josemar - EIC - TCU - Sede.

RSS

Mantenedores

Apoiadores:
Faça Parte:
Doe agora! Seja parceiro!
Acesse:
Facebook CDI
Twitter CDI
YouTube CDI

Membros

© 2012   Criado por CDI.   Ativado por .

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Bookmark and Share