Retificação - número mínimo de habitantes do município para candidatura:

Em função do grande interesse de bibliotecas que atendem aos critérios da Convocatória do CDI Bibliotecas, mas estão situadas em municípios com menor número de habitantes do que o exigido, este número foi retificado para mínimo de 30 mil habitantes.

Sobre o Projeto

Apresentação

A partir de pesquisas sobre as tendências que afetam o modo como as bibliotecas atendem suas comunidades, o Projeto CDI Bibliotecas, uma iniciativa do Comitê para a Democratização da Informática (CDI) com o patrocínio da The Bill & Melinda Gates Foundation, visa ajudar líderes e profissionais da biblioteca pública a integrar ideias e serviços inovadores nesses espaços em resposta à evolução das necessidades de suas comunidades. Em linha com a atuação do CDI e do parceiro, a expectativa é inspirar novas iniciativas e agregar elementos que possam fortalecer as políticas públicas voltadas para as bibliotecas públicas brasileiras.

O CDI é uma organizacão social que usa a tecnologia para transformacão social, empoderando comunidades e estimulando o empreendedorismo, a educação e a cidadania. Por meio de 715 espaços de empoderamento digital, a Rede CDI está presente em 14 países no mundo (Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, México, Portugal, País de Gales, Irlanda, Escócia, Polônia, Romênia e Letônia) e impactou até hoje mais de 1,64 milhão de vidas.

Objetivos do Projeto

O projeto vai atuar diretamente junto a 50 bibliotecas públicas municipais e estaduais localizadas nas 27 unidades da federação e usará a metodologia baseada nas propostas do educador brasileiro Paulo Freire, que foram projetadas para capacitar os alunos como “agentes de transformação”, como melhores cidadãos para a sua comunidade.

Estes são os objetivos do projeto:

  • 1 Fomentar a criação de um ambiente de inovacão nas bibliotecas que seja referência para ampliar o acesso à leitura e ao conhecimento;
  • 2 Contribuir na formacão dos bibliotecários e profissionais que atuam na biblioteca para maior integracão de tecnologia em suas atividades;
  • 3 Cocriar com os bibliotecários novas práticas onde o uso da tecnologia estimule o acesso à informacão para melhoria na qualidade de vida da comunidade;
  • 4 Estimular a liderança nos bibliotecários para aprimorar o engajamento da comunidade em atividades de incentivo ao aprendizado, acesso à informação e à leitura;
  • 5 Colaborar para ampliar a relevância das bibliotecas em suas comunidades, gerando histórias de sucesso e garantindo a continuidade e ampliação do projeto;

Processo de Seleção

FASE 1: DIVULGACÃO A PARTIR DE 05/02/15

A divulgação para inscrições no projeto será realizada com o apoio e a colaboração de instituições da área, da mídia geral e especializada.

FASE 2: INSCRIÇÃO 05/02/2015 A 12/03/2015

FASE 3: HABILITAÇÃO PRAZO DE 13/03/2015 A 23/03/2015

Todas as propostas inscritas participarão desta fase, de caráter eliminatório. Para habilitação da biblioteca será observada a sua adequação às regras e condições estabelecidas nesta INSCRIÇÃO, o preenchimento integral e correto do formulário e o envio dos documentos no ato da submissão da inscrição. Apenas as propostas habilitadas passarão para a fase de Seleção, sendo desconsideradas as demais.

FASE 4: SELEÇÃO PRAZO DE 24/03/2015 a 10/04/2015

A seleção das bibliotecas para participação do projeto será feita por uma Comissão de Avaliação e Seleção instituída e nomeada pelo CDI e constituída por no mínimo 5 (cinco) membros de reconhecida idoneidade, notório saber e capacidade de julgamento nos campos de abrangência desta INSCRIÇÃO.

Para garantir a democratização do acesso e a promoção do equilíbrio na distribuição regional dos recursos físicos, a Comissão de Avaliação e Seleção terá a prerrogativa de definir um número máximo de propostas selecionadas por Região (Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste), caso seja necessário.

Nesta fase, serão selecionadas e classificadas 70 bibliotecas. As 50 primeiras passarão para a fase seguinte de verificação de adequação de condições e as outras 20 ficarão em uma lista de espera para o caso de desclassificação de uma ou mais.

FASE 5: DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS – 13/04

As listas de bibliotecas habilitadas, de selecionadas para verificação, o resultado final bem como todo o processo de seleção serão publicados no site do projeto (www.cdi.org.br/bibliotecas). O acompanhamento das informações atualizadas sobre o processo de seleção é de responsabilidade do responsável pela inscrição.

Quem pode participar

Poderão submeter inscrição bibliotecas públicas municipais e estaduais mantidas pelo governo local, localizadas em municípios com no mínimo 30 mil habitantes e com facilidade de acesso ao local. Não são consideradas bibliotecas públicas as bibli- otecas especializadas, universitárias, escolares, mesmo que vinculadas a órgãos públicos, assim como as bibliotecas vinculadas ao Sistema S.

A inscrição deverá ser realizada pela direção da biblioteca que está se inscrevendo

A biblioteca deverá contar com:

Não é exigência, mas contará a favor da biblioteca no processo de seleção a atuação com projeto de estágio e de extensão junto a Universidades.

Downloads

Clique para baixar os modelos de documentos para Inscrição

Convocatória CDI Bibliotecas Modelo Perfil Profissional Bibliotecário Modelo Declaração Adimplência Modelo Compromisso Prefeitura / Estado / Governo Modelo Termo de Compromisso TI

Dúvidas

  • O Projeto

  • As bibliotecas receberão algum recurso financeiro do Programa?

    Não haverá repasse de recursos financeiros para as bibliotecas. Os recursos orçamentários do Programa são do CDI e a eventual disponibilização de materiais e equipamentos será realizada em regime de comodato pelo período do projeto.

  • Quais são os cursos e atividades a serem implementados nas bibliotecas?

    O conteúdo a ser trabalhado, as atividades a serem desenvolvidas e os cursos a serem implementados serão adaptados ao contexto específico das bibliotecas selecionadas. Após a fase de diagnóstico inicial, a equipe analisará as informações obtidas para compreender a realidade de cada uma das bibliotecas. As bibliotecas com características mais próximas terão de conteúdo e abordagem semelhantes.

  • Habilitação e Seleção

  • Quem pode submeter às inscrições?

    Bibliotecas públicas municipais e estaduais mantidas pelo governo local, localizadas em municípios com no mínimo 30 mil habitantes e com facilidade de acesso ao local. Não são consideradas bibliotecas públicas as bibliotecas especializadas, universitárias, escolares, mesmo que vinculadas a órgãos públicos, assim como as bibliotecas vinculadas ao Sistema S.

  • Há algum critério geográfico para a seleção das bibliotecas?

    Não. No entanto, para garantir a democratização do acesso e a promoção do equilíbrio e distribuição de recursos físicos, a Comissão de Avaliação e Seleção terá a prerrogativa de definir um número máximo de bibliotecas selecionadas por Região (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste), caso seja necessário.

  • Como se dará a avaliação final?

    Uma Comissão de Avaliação e Seleção será instituída e nomeada pelo CDI e constituída por no mínimo 5 (cinco) membros de reconhecida idoneidade, notório saber e capacidade de julgamento nos campos de abrangência dessa convocação.

  • Fiz a inscrição. Quando receber um retorno do CDI?

    O CDI vai publicar a lista de bibliotecas selecionadas no site www.cdi.org.br/bibliotecas em 13 de abril. Caso a biblioteca inscrita seja selecionada, ela constará na lista.

Contato

Facebook CDI Bibliotecas Fale Conosco Site CDI.org
Apoio